Show em Tributo à Conexão Contagem Alternativa

Contagem recebe em Setembro um show da banda Verbo Vitrola Motor Band em tributo ao movimento Conexão Contagem Alternativa. O evento, patrocinado pelo FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e com o apoio de empresários, contará também com a participação de músicos originais das bandas Paz Armada, Urbi Et Orbi, Ato Rebis, Cartel de Medellum e Outubro Vermelho como convidados especiais e será gravado em vídeo como parte do documentário de mesmo nome que se encontra em fase de produção. A escolha de um local aberto ao público visa resgatar o clima dos antigos encontros de bandas de rock realizados em ruas e praças da cidade naquele período.
O show contará também com a participação de artistas da cena atual da cidade como a banda de rock Espigão e do grupo Bequadros, entre outros. Exposições temáticas, foodtrucks, DJ’s anos 80 e diversas outras atividades prometem um domingo de volta ao passado na cidade.

 
A Conexão Contagem Alternativa
 
11053581_667454396724295_7913848292914257858_nNos final dos anos 80, início dos 90, aconteceu em Contagem um movimento cultural denominado Conexão Contagem Alternativa, que foi a união de quatro das mais atuantes bandas de rock da cidade em busca de melhores condições de expor seu trabalho. Com uma legião de amigos e fãs que já acompanhavam a trupe em seus shows pela cidade, as bandas ganharam o estado divulgando seu repertório autoral em várias cidades.
 
Vários fragmentos do que se registrou naquele período se perderam ou estiveram guardados em arquivos pessoais durante muito tempo, preenchendo a memória das pessoas que vivenciaram aqueles anos com flashs e a nostalgia do que, para muitos, foram os melhores anos de suas vidas. O trabalho de resgate dessa importante memória para a cultura de Contagem se traduz em fonte de referências para a atual geração e muito orgulho para os que foram protagonistas da história.
 
Na época em que a Conexão esteve ativa, vários eventos gratuitos em espaço público aconteciam nas ruas e praças de Contagem com grande presença de público e enorme sucesso, reunindo jovens, suas tribos, estilos e comportamentos diversos, marcas registradas da juventude. Encontros de bandas de rock eram comuns e aconteciam em diversos bairros da cidade promovidos pelos próprios artistas e sua vontade de se reunir com seus fãs. Essa tradição se perdeu com o tempo e deixou diversos “órfãos” da alegria destes encontros.
 
Numa época anterior à popularização da Internet e das facilidades das redes sociais atuais, a geração que precedeu os computadores e Smartphones não teve a mesma oportunidade que os jovens de hoje tem de preservar e manter um registro atualizado e rico de suas memórias. O que se apreende constantemente em relatos e reclames daquela geração é a necessidade de resgate de seus valores e a possibilidade de reencontro com pessoas e objetos que os remetam a uma volta ao passado, sua juventude.
 
Desta feita, após muitos anos, e em consequência de uma árdua pesquisa que recolheu diversos registros da época, esta importante história da cultura e do comportamento dos jovens contagenses está sendo contada em detalhes através de um documentário sobre o movimento cultural Conexão Contagem Alternativa, que já se encontra em processo de filmagem e, para enriquecê-lo ainda mais, será realizado um show em tributo ao rock produzido pelas bandas da Conexão. O show, que é o pleito deste projeto, será gravado para fazer parte deste documentário e contará com a banda Verbo Vitrola, de Contagem, que se apresentará tocando as canções daquelas bandas e convidando ao palco seus membros originais.
 
Este é um evento bastante esperado por toda uma geração que viveu o maior movimento musical de Contagem no auge dos anos 80. Anos em que o rock nacional invadiu as rádios do país com inúmeras bandas que até hoje se mantém firmes no coração dos jovens daquela época com seus sucessos inesquecíveis. Jovens estes que hoje se encontram na faixa dos 30 a 50 anos e que dispõem de raros momentos onde há oportunidade de reviverem seu passado de cores e música.
 
Privilegiar o público antigo é também não se esquecer da nova geração, uma vez que o legado deixado por aquelas pessoas é o de serem empreendedores de suas próprias carreiras artísticas, isso além da enorme importância de seu acervo musical deixado como referência para a cultura musical local. A divulgação e o resgate da história da Conexão Contagem Alternativa, como precursora do movimento rock no município, ajuda a contar parte importante da história cultural da cidade ao demonstrar um modelo colaborativo de incentivo mútuo que prega a coletividade.
 

PROJETO PATROCINADO PELO FUNDO MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE CONTAGEM

Marca FMIC 2016

Deixe seu comentário sobre esse post:

Loading Facebook Comments ...

You must fill in your Livefyre SiteID in the Comments Evolved plugin options.

You must fill in your Disqus "shortname" in the Comments Evolved plugin options.

Deixe seu comentário sobre esse post:

No Trackbacks.