Projeto Redescobre a Cena Rock de Contagem dos Anos 80 e 90

O projeto Conexão Contagem Alternativa pretende resgatar a memória da cena rock de Contagem dos anos 80 e 90 através de um documentário que apresentará os personagens e fatos que forjaram uma rica história musical no município.


É verdade, era uma época dita dura mesmo! No final dos anos 80 e início da década de 1990, havia uma inflação galopante, o acesso à informação era muito difícil e o país se encontrava em maus lençóis por conta de uma grave e infindável crise financeira. Estávamos ensaiando para sair de uma economia protecionista que controlava as importações e fazia com que não se encontrasse instrumentos de qualidade facilmente, ainda mais com o poder aquisitivo baixíssimo da maioria dos músicos, pobres mortais. Não obstante toda essa cena contrária à prática da cultura, Contagem revelou, naqueles anos, vários artistas que lutaram por sua arte e seus ideais.

Dizer que não era fácil ser músico naquela época é chover no molhado. O grito de liberdade era dado empunhando instrumentos nacionais baratos e muita vontade de fazer música! Se por um lado a situação financeira do país era extremamente precária, o outro lado da moeda era que, no mundo, vivíamos uma explosão de criatividade da cultura pop e do rock com inúmeros ícones surgindo a cada instante, nos fazendo sonhar com as cores de sua música, de seus filmes e de suas possibilidades.

Contagiado o Brasil, a febre do rock nacional por aqui estacionou, derramando sobre a juventude um encantamento de se vestir desse sonho e nele fazer morada. Várias bandas pipocavam a cada dia nas rádios com suas músicas ora de protesto, ora românticas e, em muitos casos, inebriadas pelo sarcasmo de um povo que se acostumou a abstrair e relevar para viver.

Foi nesse contexto de que do caos se faria o êxtase é que surgiu a Conexão Contagem Alternativa, um grupo de quatro bandas de rock locais que se juntou para conseguir realizar seus sonhos juvenis. Das impossibilidades infinitas e dos alumbramentos surgiu a capacidade de querer e fazer. Das carrocerias de caminhões-palco se propagavam acordes em decibéis encantadores. O que a juventude fazia era responder com as vozes de quem queria mais. As ruas e praças se tornaram, então, arenas desse espetáculo chamado vontade.

Várias histórias daquela época ficaram apenas na memória de seus protagonistas e, outras tantas, se perderam com o tempo implacável. Um outro bocado ficou esquecido em alguma gaveta ou canto demasiado inacessível para que a riqueza desse material pudesse ser contemplada por quem a viveu e para os que se encantariam por elas, caso a s conhecessem. É esse legado cultural que o projeto do documentário sobre a Conexão Contagem Alternativa pretende contar.

Desde 2015 estão sendo feitas chamadas para que pessoas interessadas ajudem a enriquecer o acervo do projeto com informações, depoimentos, documentos e arquivos da época. Entrevistas e arquivos pessoais como fotos, vídeos e/ou quaisquer outras contribuições podem ser de muita valia, já que houve muitas outras bandas e artistas, além da Conexão, que cruzaram seus caminhos pelos palcos da cidade. Além dos artistas, o público e toda a cena cultural da cidade naquela época será retratada, como os bares, os points, as discotecas e tudo o mais.

Em 2016 foi realizado o Tributo à Conexão Contagem Alternativa, show no qual vários membros das bandas originais estiveram presentes como convidados especiais da Verbo Vitrola Motor Band, que tocou somente músicas da Paz Armada, Cartel de Medellum, Ato Rebys e Urbi Et Orbi. Também foram convidadas as bandas Espigão, Margô e Bequadros, que representaram e fizeram aponte com a nova cena rock da cidade, também objeto de pesquisa da equipe de produção. Foi um domingo inesquecível de reencontros na Praça das Jabuticabas para relembrar a atmosfera dos velhos tempos de shows em praças e ruas da cidade. O evento foi gravado e será lançado em breve, além de também fazer parte do documentário sobre a CCA.

A história é rica e os personagens são muitos. Se você fez parte dessa época ou acha que pode colaborar de alguma forma para que este projeto se realize, entre em contato pelo e-mail contato@conexaocontagemalternativa.com.br ou através do Formulário de Contato. Você também pode ajudar divulgando o projeto em suas redes sociais. A cultura de uma cidade agradece!

Por Anderson Ribeiro

Confira um trecho do áudio do show com a música Urbânides:

Deixe seu comentário sobre esse post:

Loading Facebook Comments ...

You must fill in your Livefyre SiteID in the Comments Evolved plugin options.

You must fill in your Disqus "shortname" in the Comments Evolved plugin options.

Deixe seu comentário sobre esse post:

No Trackbacks.