F5 2017 Com Foco Na Identidade Cultural

“Identidade” é o tema da 6ª edição do F5 (Festival de Cultura Independente de Contagem) que também levanta questões sobre pertencimento.


Além de shows e oficinas, brincadeiras de rua e espaços para formação compõem a programação que se estende para diversos pontos da cidade.

De 21 a 30 de julho de 2017, em Contagem (RMBH), acontece a 6ª edição do maior festival de cultura independente do estado, o F5. Produzido por artistas, produtores e afins, chega como opção de lazer totalmente gratuita e como sinal de resistência cultural, chamando atenção para a ressignificação da identidade cultural de Contagem.

Na programação deste ano, o público poderá fruir bandas autorais (Espigão, Jhonny Véio, Rafael Barros, dentre outros); a presença do Sarau Apoema; oficina de expressão corporal, de teatro, de artes plásticas para criança; rodas de conversa sobre produção de bandas; o Samba na Rua; a Feira das Coisas INcríveis de COntagem; performance; o “Vamos Conversar?”, uma espécie mais descontraída de seminário que tratará sobre identidade cultural; e muito mais. Somam-se 25 eventos, onde mais de 30 atrações se distribuem em 10 locais da cidade.

Criado em 2011 como ação do Fórum Popular de Cultura (FPC Contagem) – um dos coletivos que discutem cultura na cidade – o F5 chama atenção pela metodologia de produção não convencional, onde o caráter colaborativo é a essência e as decisões são tomadas em reuniões deliberativas.

O aspecto formativo é um dos maiores objetivos do festival. Além do contato que os artistas constroem entre si a partir dos encontros, também podem ser desenvolvidas habilidades de produção. Ainda sob o mesmo prisma, leva-se em consideração atividades que estimulem discussão, conversa, bate-papo e outras formas de se expor o pensamento sobre a cidade.

É importante mostrar para a cidade um pouco da riqueza artística que ela produz. Apertar o F5, portanto, é necessário para atualizar o repertório, experimentar ritmos, sensações, imagens e dar visibilidade aos novos talentos artísticos.

Clique aqui para acessar o site do festival e conferir a programação completa

Deixe seu comentário sobre esse post:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.