Bairro Amazonas

20150917124919QG da Erro de Parto. Pronto! De todos os “lembramentos” que a Conexão tem do B.A., como é carinhosamente chamado, com certeza o que mais pulsa na memória é que lá sempre foi a casa da Erro de Parto Cia. de Gincana. E foi justamente essa galera da Erro que promoveu o encontro que culminou com a criação da CCA. Reza a lenda que eles foram, como sempre, na cara e na coragem, em busca de bandas para promover um evento. Dali em diante esse encontro nunca mais acabou.

Falando propriamente do bairro, que passeia suas terras ao longo da BR381, faz divisa com o Industrial, o Bandeirantes, o Inconfidentes, etc, foi ponto definitivo na formação da Conexão por conta de seus espaços e eventos culturais, principalmente por sua tradição gincaneira. Além disso, havia a FUNEC Amazonas em seu coração, que reunia os jovens estudantes e amigos que ali se aglomeravam entre amizades, estudos e paqueras.

Bem em frente à FUNEC, estava o famoso bar Mamão (com xixi) que curiosamente foi inaugurado no mesmo dia daquela unidade escolar. Era um casamento mais que perfeito para aquela juventude aventureira contagiada pelo rock dos anos 80. Pouco tempo depois chegou logo ali do lado o Muxocaxuxa. Veio e se juntou aquele corredor agitado dos moleques que queriam se divertir.

Muito antes disso, a feira do bairro Amazonas já era conhecida por toda a redondeza, trazendo visitantes e moradores para se confraternizar na Av. Alvarenga Peixoto. É uma das mais tradicionais do município desde a sua criação. Por muitos anos também acolheu a famosa feira de carros das Mangueiras, trazendo gente de todos os lados.

pedreirabaÉ casa também da Pedreira do Bairro Amazonas, local que, após muito tempo desativado, começa a ser descoberto por esportistas e aventureiros em busca de adrenalina em suas escaladas radicais. É um lugar imponente e vertiginoso, ainda pouco conhecido da maioria. A pedreira também tem sido usada em eventos culturais por diversos grupos e coletivos de Contagem como o Move Cultura, por exemplo

Para a Conexão, o bairro foi palco de inúmeros encontros de bandas em suas ruas e avenidas e, como foi dito, ali é que realmente começou a Conexão. No BA foram criadas inúmeras amizades que se estendem desde o início, promovendo novos encontros entre diferentes gerações de amigos. O bairro Amazonas é o berço de um dos mais legais movimentos culturais do rock de Contagem. Bravo!