Pedreira do Bairro Amazonas

pedreiraba

A Pedreira Santa Rita, também conhecida como Pedreira do Bairro Amazonas, foi desativada já há muitos anos e hoje vem sendo usada como área de lazer, abrigando diversas atividades esportivas e culturais. É um espaço é aberto à visitação turística e possui um mirante com uma excelente vista para a cidade de Contagem. O local foi revitalizado e é organizado por meio de mutirões realizados por praticantes de escalada, de grupos culturais e de populares.

Localizada em Contagem, cidade da grande Belo Horizonte, abriga um campo de futebol e recentemente foi “descoberta” como ponto de escalada esportiva, contando atualmente com mais de 130 vias conquistadas e se tornando um importante local para a prática desse esporte na RMBH. Está sendo sugerido às autoridades municipais, por seu enorme potencial,  que o transformem num parque, garantindo a perenidade desta área de lazer.

Grupos e coletivos culturahqdefaultis também tem utilizado o local para promover diversos eventos que envolvem música, poesia, oficinas, etc. Entre os projetos que já fizeram parte da programação da pedreira estão o “Piquenique Cultural” e o “acampamento Cultural, realizados de forma independente com o intuito de fomentar o intercâmbio de ideias, estimulando a livre e espontânea ocupação dos espaços públicos naturais e a disseminação da cultura na cidade. As ações educativas incluem um mutirão ambiental para limpeza da área e oficinas de consciência ambiental.

Foi sempre um sonho da Conexão Contagem Alternativa a realização de shows das bandas de Contagem nesse lugar maravilhoso. Nunca é tarde! A Pedreira fica na rua Macapá, 928 no Bairro Amazonas em Contagem, perto da Cidade Industrial, do Barreiro e da Avenida Amazonas.


Galeria:


Outras imagens:


Vídeos:

Fontes: